2662 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para rejeitar o recurso de Jair Bolsonaro (PL) contra sua condenação por propaganda eleitoral irregular nas eleições de 2022. A decisão mantém o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que Bolsonaro impulsionou conteúdos pagos contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prática vedada pela legislação eleitoral.
O recurso da defesa do ex-presidente contestava a decisão alegando violação de direitos constitucionais, como liberdade de expressão e ampla defesa. No entanto, o ministro Flávio Dino, relator do caso, rejeitou o pedido, argumentando que a condenação foi baseada em normas infraconstitucionais da legislação eleitoral, impossibilitando a revisão pelo STF.
O voto de Dino foi acompanhado por Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia, garantindo a maioria na Primeira Turma. O ministro Luiz Fux ainda deve votar, mas a decisão já é definitiva e confirma mais um revés jurídico para Bolsonaro.
A condenação reforça a série de processos enfrentados pelo ex-mandatário, que recentemente também se tornou réu no STF por tentativa de golpe de Estado. O resultado fortalece o entendimento de que Bolsonaro utilizou meios ilícitos para tentar impedir a vitória de Lula em 2022.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.