5261 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Neste domingo (30), movimentos sociais organizam manifestações em diversas cidades do país para pressionar contra a anistia aos golpistas do 8 de janeiro e exigir a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. As mobilizações são lideradas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, intensificando a luta pela responsabilização dos articuladores da tentativa de golpe.
A vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daiane Araújo, destacou que a recente decisão do STF de tornar Bolsonaro réu fortalece a mobilização. "Esperamos que essa pauta ganhe ainda mais força e que possamos avançar na disputa ideológica e na pressão para que a Justiça seja feita", afirmou.
Na última quarta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal aceitou a denúncia da PGR contra Bolsonaro e sete aliados, abrindo uma ação penal que pode levá-lo à condenação por crimes graves, com penas que podem chegar a 43 anos de prisão. A decisão representa um passo fundamental no enfrentamento ao golpismo bolsonarista e na defesa da democracia.
Os atos ocorrem em várias capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza. Além das manifestações de rua, estão programadas rodas de conversa e caminhadas simbólicas para relembrar os ataques à democracia e exigir punição aos responsáveis.
A mobilização reflete a crescente insatisfação popular com a tentativa de conceder anistia aos golpistas e garantir impunidade a Bolsonaro. O debate sobre o tema deve se intensificar no Congresso nos próximos dias.
Com informações do portal Brasil de Fato
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.