1274 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a insistir na necessidade de controle sobre a Groenlândia, alegando que a ilha é essencial para a segurança global. Em declarações nesta sexta-feira (28), ele afirmou que não confia na Dinamarca ou em qualquer outro país para garantir a estabilidade da região.
Enquanto isso, seu vice, J.D. Vance, realizou uma visita à base militar dos EUA em Pituffik, no norte da Groenlândia, acompanhado por assessores de segurança e pelo secretário de Energia. Vance enfatizou o interesse do governo Trump na segurança do Ártico, destacando que a região se tornará ainda mais estratégica nos próximos anos.
A viagem gerou forte reação da Dinamarca e do governo local da Groenlândia. Poucas horas antes da chegada da delegação americana, foi anunciada uma coalizão política na ilha para reforçar os laços com a Dinamarca. Além disso, todas as legendas do Parlamento groenlandês assinaram um documento classificando as declarações de Trump como "inaceitáveis".
A visita da delegação americana foi reduzida a encontros na base militar, após protestos públicos e críticas das autoridades dinamarquesas e groenlandesas. O primeiro-ministro da Groenlândia, Mute Egede, recusou-se a receber os representantes dos EUA, chamando a visita de "interferência estrangeira".
Trump tem intensificado seu discurso sobre a Groenlândia nos últimos meses, defendendo que os EUA devem assumir o controle da ilha por sua posição estratégica e riqueza em recursos naturais. Ele argumenta que o território poderia ser usado para monitorar ameaças da Rússia e da Europa.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, criticou a postura americana, classificando-a como uma pressão inaceitável. "Resistiremos a essa tentativa de intromissão", afirmou. Mesmo sem convite oficial, Trump e seus aliados seguem tentando impor sua agenda sobre o território, em mais uma demonstração de sua política agressiva.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.