2534 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar em breve o julgamento do processo que pede a cassação do senador bolsonarista Jorge Seif (PL-SC) por abuso de poder econômico. O Ministério Público Eleitoral reiterou sua posição favorável à cassação e à realização de novas eleições para o cargo. A ação foi movida pela coligação PSD, União Brasil e Patriota, que ficou em segundo lugar na disputa ao Senado, com Raimundo Colombo (PSD).
O processo estava suspenso desde abril de 2024, quando o TSE determinou a complementação das provas. A principal acusação envolve o uso irregular da estrutura das Lojas Havan, incluindo transporte aéreo, para favorecer a campanha de Seif. O empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan, é apontado como um dos responsáveis pelo suposto esquema.
Embora não tenham sido encontrados registros dos voos, as agendas de Seif durante a campanha indicam deslocamentos incompatíveis com viagens terrestres. O senador e sua defesa alegam que não há provas concretas do uso irregular de aeronaves ou da estrutura da empresa para beneficiar sua campanha.
Cabe agora ao ministro relator, Floriano Marques, pautar o julgamento. Caso a cassação seja confirmada, Raimundo Colombo pode assumir o mandato até 2031. Seif, por sua vez, tenta desacreditar a ação, chamando Colombo de “mau perdedor” e tratando as acusações como perseguição política.
O julgamento do caso pode marcar mais uma derrota para o bolsonarismo no campo eleitoral, evidenciando os métodos escusos utilizados por seus aliados para conquistar cargos políticos. A decisão do TSE será determinante para o futuro da representação catarinense no Senado.
Veja a postagem no X sobre a retomada do processo:
??URGENTE: Ministério Público Federal de Santa Catarina ACABA de solicitar a imediata PERDA DE MANDATO do Senador BOLSONARISTA Jorge Seif do (PL-SC). MENOS UM GOLPISTA NO SENADO!!! ?????? pic.twitter.com/beLtomJ62c
— Henrico Barboza ?????? (@jfhenrico3) March 27, 2025