1904 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, reiterou que o julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe deve ocorrer ainda em 2025, evitando qualquer interferência no processo eleitoral de 2026. A declaração foi feita durante uma aula inaugural na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Barroso destacou que, apesar da necessidade de seguir o devido processo legal, a conclusão do julgamento este ano seria o ideal. Ele também rebateu críticas sobre a severidade das penas impostas aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, afirmando que punições rigorosas são essenciais para proteger a democracia.
A Primeira Turma do STF já tornou Bolsonaro e sete aliados réus pelo crime de tentativa de golpe de Estado. O caso segue para coleta de provas e julgamento definitivo. O ministro Alexandre de Moraes foi o relator da decisão, acompanhado por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
A movimentação no STF ocorre em meio a uma crescente pressão da extrema-direita por anistia. Bolsonaro, acuado, intensifica ataques ao Judiciário e mobiliza sua base, tentando evitar um desfecho que pode resultar em sua condenação e inelegibilidade definitiva.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.