1926 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O avanço da proposta de anistia para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 gerou forte reação da base governista na Câmara dos Deputados. O líder do PT na Casa, deputado Lindbergh Farias (RJ), alertou que o projeto representa uma “grave crise institucional” e viola princípios fundamentais da Constituição.
De acordo com um levantamento interno, cerca de 200 parlamentares, majoritariamente alinhados a Jair Bolsonaro (PL), apoiariam a anistia, movidos por interesses eleitorais. Para Lindbergh, o objetivo da proposta é claro: interferir no Judiciário e proteger Bolsonaro, que já se tornou réu no STF por sua participação na tentativa de golpe.
O deputado destaca que a Constituição impede interferências entre os Poderes e que a tentativa de “melar um julgamento” com um projeto legislativo é inadmissível. Diante da ameaça, a estratégia do governo inclui diálogo com partidos de centro e a preparação de medidas jurídicas para barrar a proposta.
A tentativa de Bolsonaro e seus aliados de escapar da Justiça por meio da anistia vem sendo duramente criticada por lideranças progressistas. Lindbergh reforçou que qualquer iniciativa que tente impedir a responsabilização dos golpistas será combatida em todas as instâncias legais.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.