541 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a defesa de Léo Índio preste esclarecimentos em até 48 horas sobre um vídeo em que ele afirma ter fugido para a Argentina. A gravação foi divulgada pela emissora Massa FM Cascavel (PR) e confirma que ele está fora do país há mais de 20 dias.
A saída ocorre após a Primeira Turma do STF aceitar a denúncia contra ele por envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro. Léo Índio responde por associação criminosa, golpe de Estado e mais três crimes. Embora réu, ele não estava proibido de deixar o país, mas já era alvo de outras medidas, como bloqueio de contas bancárias e redes sociais.
Moraes ordenou que os advogados de Léo Índio expliquem a situação, reforçando que há indícios de que ele pode estar tentando se evadir da Justiça. Nesta quinta-feira (27), a Primeira Turma do STF formou maioria para rejeitar um recurso da defesa e manter a decisão que abriu ação penal contra ele.
Em um vídeo, Léo Índio diz que teme ser preso ao precisar renovar sua permissão de permanência na Argentina, que deve ser revalidada a cada três meses. Ele também critica partidos de direita, incluindo o PL e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), por não priorizarem o projeto que busca anistiar bolsonaristas envolvidos nos ataques golpistas.
Segundo ele, se houvesse real interesse, os 92 deputados do PL e outros partidos de direita deveriam paralisar votações na Câmara até que o projeto fosse aprovado. Na quarta-feira (26), após Bolsonaro e aliados se tornarem réus por tentativa de golpe, o PL tentou obstruir a sessão da Câmara, impedindo a votação de propostas.
A defesa de Léo Índio foi procurada pela TV Globo, mas não quis comentar sua fuga para a Argentina.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.