3251 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão monitorando possíveis rotas de fuga de Jair Bolsonaro, diante da iminência de sua condenação por tentativa de golpe de Estado. Investigadores consideram que o ex-presidente pode tentar deixar o país para escapar das consequências legais.
De acordo com a jornalista Andréia Sadi, do G1, um dos caminhos cogitados seria a fuga terrestre pela fronteira com a Argentina. Bolsonaro mantém estreita relação com o presidente Javier Milei e poderia usar o país vizinho como ponte para chegar aos Estados Unidos, onde outro aliado, Donald Trump, exerce forte influência.
A hipótese ganha força após seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), ter saído do Brasil e decidido permanecer nos Estados Unidos. O parlamentar adota o mesmo discurso do pai, alegando ser alvo de “perseguição política” para justificar sua estadia no exterior.
A Polícia Federal reconhece que não é viável fiscalizar toda a extensão da fronteira, o que facilitaria uma possível fuga de Bolsonaro por via terrestre. No entanto, a entrada na Argentina pode ser barrada caso haja uma ação coordenada de agentes federais com informações antecipadas sobre sua movimentação.
Ministros do STF acreditam que Bolsonaro seguiria para a Argentina e de lá partiria para os Estados Unidos em um jatinho particular. Para isso, ele teria que se deslocar até Santa Catarina ou São Paulo antes de cruzar a fronteira. Apesar dessa possibilidade, uma prisão preventiva só ocorreria se Bolsonaro adotasse medidas que interferissem diretamente no processo judicial em curso.
Nesta quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF tornou Bolsonaro e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado. Caso condenado, o ex-presidente poderá enfrentar uma pena de 25 a 35 anos de prisão.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.