437 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Desde que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quarta-feira (26), tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados réus por crimes contra o Estado Democrático de Direito, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tem protagonizado comportamentos questionáveis.?
Na quinta-feira (27), por meio de suas redes sociais, Nikolas Ferreira fez uma acusação grave contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, insinuando que o magistrado utiliza a estrutura da Corte para perseguir políticos. "De acordo com notícias, Moraes tem uma ’arma’ contra Kassab. Está liberado juiz usar processo judicial pra pressionar interesses políticos? Que merda de justiça é essa, sô?", escreveu o deputado.?
A que Nikolas Ferreira se refere? Em 18 de março, o ministro Alexandre de Moraes determinou o retorno ao STF de uma investigação contra Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro. O caso já havia tramitado no STF, mas foi transferido por Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo em 2020. A decisão de reencaminhar o processo à Suprema Corte está relacionada a um novo entendimento firmado em 11 de março, quando o STF ampliou o alcance do foro privilegiado. Com isso, investigações sobre possíveis crimes cometidos por agentes públicos continuam sob responsabilidade do Supremo, mesmo que o investigado não ocupe mais o cargo.?
No plenário da Câmara dos Deputados, Nikolas Ferreira tentou defender Jair Bolsonaro, tornando-se alvo de críticas. Com a voz embargada, utilizou o argumento de que a indicação de ministros do STF por governos do PT comprometeria a imparcialidade no julgamento de Bolsonaro. Em outro momento, ergueu um batom para defender Débora, participante dos atos de 8 de janeiro que pichou a estátua "A Justiça". Por fim, parafraseou a ex-presidente Dilma Rousseff ao afirmar que o PT voltaria ao poder, indicando que também acredita nisso.?
Faz as contas… pic.twitter.com/qtqHC9GYx5
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) March 26, 2025