4682 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A tentativa de bolsonaristas de aprovar uma anistia para os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro enfrenta forte resistência no Congresso. Segundo interlocutores do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não há qualquer possibilidade de o projeto ser colocado em votação, contrariando a pressão da oposição aliada a Jair Bolsonaro.
A movimentação bolsonarista para aprovar a anistia se intensificou após o Supremo Tribunal Federal tornar réus, por unanimidade, Bolsonaro e outros sete aliados acusados de planejar um golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da República os denunciou por crimes como tentativa de golpe e organização criminosa, apontando conexões com os ataques de dezembro de 2022, os bloqueios de rodovias e a invasão da Praça dos Três Poderes em janeiro de 2023.
O governo Lula também reforçou a posição contrária à votação da anistia. O líder governista na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que “não há clima” para discutir o tema e que a insistência da oposição pode atrapalhar pautas prioritárias, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Ele alertou que o projeto pode travar o diálogo entre os líderes partidários e prejudicar a articulação política no Congresso.
Diante da resistência, aliados de Bolsonaro, como o deputado Tenente-Coronel Zucco (PL-RS), seguem pressionando para que o projeto seja pautado até abril. Fontes indicam que Hugo Motta pretende se reunir com parlamentares que apoiam a proposta no início do mês para avaliar a situação. No entanto, mesmo entre setores da direita, há receio de que o avanço do projeto cause desgaste político, especialmente na relação com o governo.
O chamado “PL da Anistia” foi proposto pelo deputado bolsonarista Major Vitor Hugo (PL-GO) e busca perdoar judicialmente aqueles que participaram dos atos golpistas de janeiro de 2023. A articulação da extrema direita tenta minimizar os crimes praticados, tratando os condenados como meros manifestantes, ignorando os atos violentos e a tentativa de impedir a posse de Lula.
A resistência no Congresso e na sociedade demonstra que a tentativa de apagar os crimes do bolsonarismo não terá espaço. As instituições seguem firmes contra qualquer manobra para livrar da Justiça aqueles que atentaram contra a democracia brasileira.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.