477 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado repercutiu amplamente na imprensa internacional. O jornal britânico "The Guardian" destacou que Bolsonaro enfrentará julgamento por suposta tentativa de golpe, ressaltando que o ex-presidente pode encarar uma sentença severa, possivelmente superior a 40 anos de prisão, por seu papel em tentar impedir que seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, assumisse o cargo.
O jornal americano "The New York Times" enfatizou que a decisão do STF representa um esforço significativo para responsabilizar Bolsonaro pelas acusações de que ele tentou desmantelar a democracia brasileira ao orquestrar um plano amplo para se manter no poder após sua derrota nas eleições de 2022.
O "Wall Street Journal" apontou que o julgamento de Bolsonaro deve aprofundar as tensões políticas em um país já dividido, especialmente se o ex-presidente for condenado e preso. O jornal também mencionou que, apesar da proibição, Bolsonaro continuou a aparecer em comícios de rua nos últimos meses, atraindo multidões de apoiadores.
O jornal britânico "Financial Times" destacou que o julgamento de Bolsonaro poderia começar nas próximas semanas e que especialistas jurídicos acreditam que um veredito é provável antes do final do ano. O jornal também mencionou que, em entrevista recente, Bolsonaro pediu ajuda do exterior para resgatar o país do que ele alega ser um deslize para uma ditadura.
A imprensa internacional também destacou os esforços de Bolsonaro e seus aliados em buscar apoio do ex-presidente americano Donald Trump. O "Wall Street Journal" noticiou que Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, afirmou que planeja buscar asilo político nos EUA e pressionar o governo Trump para intervir nas questões jurídicas enfrentadas por seu pai no Brasil.
Com informações do G1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.