1005 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Durante sua visita ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva consolidou uma ampla parceria com o governo japonês, firmando dez importantes acordos em setores estratégicos como meio ambiente, agricultura, tecnologia, educação, saúde e prevenção de desastres. As iniciativas fazem parte do Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025–2030), anunciado após reunião bilateral com o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
Na área de tecnologia e comunicações, um dos acordos prevê cooperação em inclusão digital e economia digital, fortalecendo a inovação no Brasil. Já no setor agrícola, o ministro Carlos Fávaro garantiu uma parceria para recuperação de pastagens degradadas, permitindo dobrar a produção sem desmatamento. Além disso, o ministro Camilo Santana assinou um memorando que reativa a colaboração entre Brasil e Japão no ensino superior, retomando editais para pesquisas conjuntas.
O meio ambiente também teve destaque com um memorando assinado pela ministra Marina Silva, focado na mitigação da mudança climática, combate à poluição e preservação da biodiversidade. Outro ponto essencial da visita foi o acordo para a redução de riscos de desastres naturais, assinado pelo ministro Waldez Góes, visando minimizar impactos de enchentes e secas.
Além desses avanços, foram firmados compromissos na área de combustíveis sustentáveis, saúde e integração industrial, fortalecendo a relação entre os dois países. Em 2023, o comércio entre Brasil e Japão movimentou US$ 11 bilhões, e a expectativa é que os novos acordos ampliem ainda mais esse intercâmbio.
A visita ocorre às vésperas dos 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, comemorados em 2025. Com a maior comunidade nipodescendente fora do Japão, o Brasil reforça sua posição como parceiro estratégico do país asiático, avançando em uma cooperação que beneficia ambos os lados.
Confira os 10 acordos firmados por Lula com o governo japonês:
- Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025–2030);
- Memorando de Cooperação entre os Ministérios do Meio Ambiente do Brasil e do Japão;
- Memorando sobre a Iniciativa de Integração Industrial Brasil-Japão, com o MDIC e o Ministério da Economia japonês;
- Memorando sobre a Iniciativa para Combustíveis Sustentáveis e Mobilidade (ISFM), assinado por quatro ministérios brasileiros;
- Memorando de Cooperação em Educação entre o MEC e o Ministério da Educação japonês;
-Memorando na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e inclusão digital entre o Ministério das Comunicações e o Japão;
-Carta de Intenções para recuperação de pastagens e terras agrícolas degradadas no Brasil, envolvendo ministérios da agricultura de ambos os países;
-Memorando de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação;
-Memorando entre os Ministérios da Saúde do Brasil e do Japão;
- Memorando com foco na Redução de Riscos de Desastres Relacionados à Água, com o Ministério da Integração e o governo japonês.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.