776 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Documentos obtidos pelo UOL revelam que a Braz Global Holding, empresa registrada em nome do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, foi encerrada em 18 de abril de 2024, no mesmo dia em que outra companhia vinculada a Paulo Generoso, seu sócio e propagador de desinformação bolsonarista, também teve as atividades encerradas. O fechamento ocorreu sem justificativa aparente, segundo registros do Texas.
A Braz Global Holding foi criada em março de 2023, quando Jair Bolsonaro estava exilado nos EUA. Entre os sócios, além de Eduardo, estavam o ex-secretário de Cultura André Porciuncula Esteves e Generoso, ativista conhecido por espalhar falsas alegações sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. A sede da empresa era no endereço de Generoso em Arlington, Texas.
Os documentos indicam que a dissolução da empresa foi assinada por Generoso, listado como "gerente" da Braz Global Holding, e ocorreu de maneira "voluntária". No mesmo dia, a Liber Group Brasil, outra empresa de Generoso e Esteves, mas sem ligação formal com Eduardo, também foi fechada.
Paulo Generoso, fundador do Movimento República de Curitiba e defensor dos acampamentos golpistas em 2022, mantém forte ligação com figuras da extrema direita. Ele foi um dos que impulsionaram a tese mentirosa de que "infiltrados" seriam os responsáveis pelos atos terroristas do 8 de janeiro.
Além da relação com Eduardo Bolsonaro, Generoso tem proximidade com a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o falecido guru bolsonarista Olavo de Carvalho. Durante a gestão de Esteves na Secretaria de Cultura, a Lei Rouanet, alvo frequente da militância bolsonarista, teve um aumento expressivo de recursos.
Embora a legislação dos EUA permita a abertura e o fechamento de empresas por estrangeiros, o fato de ambas as empresas serem encerradas no mesmo dia levanta suspeitas sobre os verdadeiros motivos por trás dessa decisão.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.