O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (26) que Jair Bolsonaro (PL) precisa "cair na realidade" após ser tornado réu por tentativa de golpe de Estado. A declaração ocorreu durante entrevista coletiva no encerramento de sua visita oficial ao Japão.
"Ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país", disse Lula, ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por unanimidade, aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e outros sete aliados.
Lula destacou que há provas evidentes da tentativa de Bolsonaro de contribuir para seu assassinato, bem como do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral. "Todo mundo sabe o que aconteceu nesse país", afirmou.
Assista ao vídeo:
??URGENTE
Presidente Lula ACABA de dar uma BELA LAPADA no RÉU Bolsonaro (ao vivo) direitamente do Japão.
Segundo Lula, Bolsonaro tem plena consciência dos atos que cometeu e tenta se fazer de vítima. "Ele sabe o que fez e que não foi correto. Não adianta ficar pedindo anistia antes do julgamento", criticou.
O presidente também condenou os pedidos de anistia aos envolvidos nos atos terroristas de 8 de janeiro de 2023, ressaltando que Bolsonaro, ao pedir perdão antes mesmo de ser julgado, já assume sua culpa. "Se ele fosse inocente, bastava provar", afirmou Lula.
"Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado. Se for culpado, que aceite a punição, como qualquer cidadão deste país", concluiu o presidente.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.