4582 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Em sua primeira aparição após se tornar réu por tentativa de golpe, Jair Bolsonaro (PL) tentou ironizar o ato "Sem Anistia", marcado para 30 de março em São Paulo, mas acabou virando motivo de piada. "Estou até promovendo o movimento da esquerda na Paulista", disse o ex-presidente nesta quinta-feira (26), em tom sarcástico.
A provocação recebeu uma resposta imediata. O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), um dos organizadores do ato, agradeceu ironicamente a Bolsonaro pela convocação e reforçou o convite para a manifestação, que ocorrerá na Praça Oswaldo Cruz, às 13h.
O evento, organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, visa pressionar contra o projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro, que tramita na Câmara. O temor da extrema direita é que a mobilização ganhe ainda mais força diante do avanço das investigações e do cerco ao ex-presidente.
Boulos também criticou Bolsonaro em discurso na Câmara, lembrando que o ex-presidente, que antes fazia apologia à tortura e se dizia valentão, agora pede pacificação e anistia. "Na hora de tramar golpe, era valente. Paguem o preço das ações que fizeram", disparou o deputado.
O projeto de anistia discutido no Congresso pode beneficiar golpistas presos em flagrante e até Bolsonaro, agora réu por tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF aceitou por unanimidade a denúncia da PGR, incluindo acusações como golpe de Estado, organização criminosa e dano ao patrimônio da União.
O caso entra agora na fase de instrução processual, com depoimentos de testemunhas e análise de provas. Se condenado, Bolsonaro pode pegar pena de prisão, aprofundando ainda mais o desespero da extrema direita.
Assista ao vídeo :
Agradeço ao Bolsonaro pela convocação do Ato Sem Anistia! Vamos todos na Praça Oswaldo Cruz, domingo às 13h. pic.twitter.com/YQzsvFMizs
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 26, 2025