623 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de comparecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (26) para acompanhar o julgamento da Primeira Turma sobre a denúncia contra ele e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.
O advogado Fabio Wajngarten, que assessorou Bolsonaro durante seu governo, confirmou a decisão. Na terça-feira (25), primeiro dia da sessão, o ex-mandatário esteve presente na Corte, mas optou por não retornar. “Ele não vem”, disse Wajngarten a jornalistas na sala da Primeira Turma.
De acordo com o portal Metrópoles, um dos principais receios de Bolsonaro era que o STF decretasse sua prisão preventiva ou determinasse o uso de tornozeleira eletrônica assim que a denúncia fosse aceita. Esse temor pesou na escolha de não comparecer à sessão de hoje.
O julgamento foi interrompido na terça-feira após os ministros votarem sobre pedidos preliminares das defesas, incluindo a tentativa de levar o caso ao plenário e a nulidade da delação do tenente-coronel Mauro Cid. No entanto, os pedidos foram rejeitados pela maioria.
Se a maioria dos ministros aceitar a denúncia nesta quarta-feira, Bolsonaro e os demais membros do chamado “núcleo central” do esquema se tornarão réus. O julgamento começa com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, seguido dos demais integrantes da Primeira Turma: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A tendência é que a denúncia seja aceita por unanimidade.
Além de Bolsonaro, os acusados são os generais Walter Braga Netto e Augusto Heleno, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. Todos respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e dano ao patrimônio público.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.