238 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em visita oficial ao Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou os 130 anos de relações diplomáticas entre os dois países e reforçou a parceria estratégica com foco em desenvolvimento sustentável. Durante jantar com o imperador Naruhito e a imperatriz Masako, Lula exaltou a contribuição japonesa para o Brasil e pediu o engajamento do Japão na COP 30, que será realizada em Belém.
Lula ressaltou a importância da imigração japonesa na formação do Brasil e lembrou que o país abriga a maior comunidade nikkei fora do Japão. O presidente também destacou a grande presença de brasileiros em território japonês, reforçando o desejo de um diálogo ainda mais estreito entre as nações.
A agenda da comitiva brasileira inclui reuniões com empresários e lideranças políticas. Nesta quarta-feira (26), Lula participa do Fórum Empresarial Brasil-Japão e se reúne com sindicatos japoneses. À noite, encontra-se com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba para a assinatura de acordos bilaterais nas áreas de ciência, tecnologia, agricultura e energia sustentável.
A relação econômica entre Brasil e Japão também foi abordada. O Japão é o nono maior investidor estrangeiro no Brasil, com aportes de US$ 35 bilhões. Empresas como Toyota e Honda já anunciaram novos investimentos bilionários no país. O comércio bilateral movimentou US$ 11 bilhões em 2023, com superávit para o Brasil.
A visita ao Japão se encerra na quinta-feira (27), quando Lula segue para o Vietnã, dando continuidade à sua agenda na Ásia.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.