401 visitas - Fonte: Plantão Brasil
As sustentações orais das defesas dos oito denunciados começaram por volta das 10h40, com cada advogado tendo 15 minutos para apresentar seus argumentos. Essa etapa inicial deve durar cerca de duas horas. Após essa fase, o relator do caso apresenta seu voto, favorável ou não ao recebimento da denúncia da PGR. As duas sessões programadas para este primeiro dia de julgamento têm início às 9h30 e previsão de término às 18h, com um intervalo entre elas.
Na quarta-feira (26), os demais ministros da Turma do STF darão seus votos, seguindo a ordem do mais novo para o mais velho: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, o presidente Cristiano Zanin. Se a maioria aceitar a denúncia, os oito acusados se tornarão réus, dando início a uma nova fase do processo.
Caso isso ocorra, serão abertas ações penais contra os envolvidos. A primeira etapa será a instrução do processo, com coleta de provas e depoimentos de testemunhas. Somente após essa fase, garantindo ampla defesa e contraditório, a ação voltará ao plenário da Turma para julgamento definitivo.
Não há um prazo estabelecido para essa etapa final. No entanto, a aceitação da denúncia significará que as investigações reuniram elementos suficientes para justificar o andamento do processo.
O julgamento tem potencial para aprofundar ainda mais a crise no entorno de Bolsonaro, uma vez que seus aliados mais próximos estarão formalmente no banco dos réus, aumentando a pressão jurídica sobre o ex-presidente.
A decisão do STF será um marco na responsabilização dos envolvidos na trama golpista, podendo gerar novas delações e avanços nas investigações.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.