1635 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia reduzir a presença militar norte-americana na Alemanha, transferindo parte das tropas para a Hungria, segundo informações do jornal The Telegraph. A decisão reflete o descontentamento de Trump com a postura de líderes europeus sobre a guerra na Ucrânia e a política da OTAN.
Segundo fontes da Casa Branca citadas pelo jornal, Trump estaria irritado com o fato de que "a Europa parece insistir na continuidade da guerra". A movimentação ocorre em meio ao cenário eleitoral alemão, no qual Friedrich Merz, provável novo chanceler do país, criticou a política externa dos EUA e alertou que a Europa precisa fortalecer suas defesas e buscar maior independência militar.
O bloco conservador CDU/CSU, de Merz, e o SPD, partido do atual chanceler Olaf Scholz, têm a maior chance de formar o próximo governo. Enquanto isso, a extrema-direita do AfD, que questiona a adesão da Alemanha à OTAN e defende a retomada dos gasodutos Nord Stream, obteve crescimento expressivo nas eleições, com apoio indireto dos EUA.
A possível retirada parcial das tropas americanas da Alemanha marcaria um novo capítulo no distanciamento dos EUA em relação à Europa e fortaleceria o papel da Hungria como aliada estratégica de Trump dentro da OTAN. A medida pode gerar impactos significativos na estrutura de defesa do continente, especialmente no atual contexto de incertezas sobre o futuro do conflito na Ucrânia.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.