1533 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo urgente por uma trégua parcial após uma nova onda de ataques massivos da Rússia contra a infraestrutura energética do país. A ofensiva ocorre em um momento crítico para Kiev, que enfrenta incertezas sobre o apoio militar dos Estados Unidos e da União Europeia.
A investida russa, considerada uma das maiores dos últimos meses, envolveu 67 mísseis e 194 drones. Segundo a força aérea ucraniana, 34 mísseis e 100 drones foram abatidos, mas alvos estratégicos foram atingidos. Diante da escalada do conflito, Zelensky pediu que o Ocidente pressione Moscou para interromper os ataques, mas descartou a presença de tropas estrangeiras no país.
A proposta de cessar-fogo parcial, inicialmente sugerida pela França, ganhou força após sinais de mudança na política externa dos EUA. A volta de Donald Trump ao governo trouxe incertezas sobre o apoio norte-americano à Ucrânia, já que o republicano indicou um possível realinhamento estratégico que pode diminuir o envio de armas e recursos para Kiev.
Além disso, a União Europeia enfrenta dificuldades para garantir novos pacotes de ajuda, pois a Hungria bloqueia a aprovação de novos recursos para a Ucrânia. A resistência do governo de Viktor Orbán vem travando negociações, dificultando o financiamento da resistência ucraniana.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.