4435 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Brasil se destacou entre as economias que mais cresceram no mundo em 2024, registrando um aumento de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB). O país ficou entre os quatro que mais avançaram dentro do G20 e superou a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), consolidando-se como uma das economias mais dinâmicas do último ano.
Enquanto os países da OCDE cresceram, em média, 1,7%, com algumas nações enfrentando recessão, o Brasil manteve um ritmo acelerado de crescimento. A Alemanha, maior economia da União Europeia, registrou retração pelo segundo ano consecutivo, enquanto os Estados Unidos cresceram 2,8%, abaixo do desempenho brasileiro.
No ranking do G20, o Brasil ficou atrás apenas de Índia (6,7%), Indonésia (5%) e China (5%), demonstrando a solidez de sua economia mesmo diante de um cenário global desafiador.
Confira os países do G20 que mais cresceram em 2024:
*Índia: 6,7%
*Indonésia: 5%
*China: 5%
*Brasil: 3,4%
*Turquia: 3,3%
*Estados Unidos: 2,8%
*Coreia do Sul: 2,1%
*Canadá: 1,5%
*México: 1,5%
*Arábia Saudita: 1,3%
Além do crescimento expressivo, o Brasil manteve sua posição como a sétima maior economia global em paridade de poder de compra, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Já no ranking baseado no dólar, o país passou da 9ª para a 10ª posição devido à desvalorização do real, mas a projeção é de recuperação dessa posição até 2027.
O desempenho brasileiro reforça a retomada econômica sob o governo Lula, impulsionada pelo crescimento da indústria, dos serviços e pelo aumento do consumo das famílias. A expectativa é de que, com novas políticas de incentivo e investimento, o país continue em uma trajetória positiva nos próximos anos.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.