Governo Lula zera imposto de importação para reduzir preço dos alimentos

Portal Plantão Brasil
6/3/2025 21:04

Governo Lula zera imposto de importação para reduzir preço dos alimentos

0 0 0 0

3382 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de medidas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. Entre as principais ações está a eliminação da tarifa de importação para produtos essenciais, como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva.

A decisão foi tomada após reuniões com empresários do setor de alimentos e abastecimento no Palácio do Planalto, em Brasília. "O governo está abrindo mão de impostos para reduzir os preços. Essa é uma ação estratégica para aliviar o custo da cesta básica e beneficiar diretamente os consumidores", declarou Alckmin.

O ministro garantiu que a iniciativa não prejudicará os produtores brasileiros. "Estamos passando por um momento de alta nos preços, e a redução dos impostos será um complemento, sem comprometer a produção nacional", afirmou. Segundo ele, a medida será aplicada nos próximos dias para garantir um impacto mais rápido no mercado.

Atualmente, a carne bovina tem uma tarifa de importação de 10,8%, o café de 9% e o açúcar de 14%. Todos esses produtos terão as taxas zeradas. O milho, que hoje tem uma alíquota de 7,2%, também passará a ser importado sem impostos.

Com essa iniciativa, o governo Lula reafirma seu compromisso em controlar a inflação dos alimentos e garantir o poder de compra da população, priorizando medidas que tragam efeitos concretos no curto prazo.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians