3382 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) um pacote de medidas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. Entre as principais ações está a eliminação da tarifa de importação para produtos essenciais, como carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva.
A decisão foi tomada após reuniões com empresários do setor de alimentos e abastecimento no Palácio do Planalto, em Brasília. "O governo está abrindo mão de impostos para reduzir os preços. Essa é uma ação estratégica para aliviar o custo da cesta básica e beneficiar diretamente os consumidores", declarou Alckmin.
O ministro garantiu que a iniciativa não prejudicará os produtores brasileiros. "Estamos passando por um momento de alta nos preços, e a redução dos impostos será um complemento, sem comprometer a produção nacional", afirmou. Segundo ele, a medida será aplicada nos próximos dias para garantir um impacto mais rápido no mercado.
Atualmente, a carne bovina tem uma tarifa de importação de 10,8%, o café de 9% e o açúcar de 14%. Todos esses produtos terão as taxas zeradas. O milho, que hoje tem uma alíquota de 7,2%, também passará a ser importado sem impostos.
Com essa iniciativa, o governo Lula reafirma seu compromisso em controlar a inflação dos alimentos e garantir o poder de compra da população, priorizando medidas que tragam efeitos concretos no curto prazo.
Preços dos alimentos vão baixar.
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) March 6, 2025
Vejam as medidas anunciadas do Governo Lula pelo vice presidente Alkimin .
pic.twitter.com/o02BCLWevV