466 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Dinamarca respondeu com firmeza às novas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Groenlândia. Trump reafirmou seu desejo de anexar o território ao solo americano, afirmando que isso aconteceria "de uma forma ou de outra". O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, rejeitou categoricamente a ideia, ressaltando que qualquer decisão sobre o futuro da ilha cabe apenas ao povo groenlandês. "Isso não vai acontecer", declarou Poulsen.
A Groenlândia é um território autônomo sob a Coroa da Dinamarca e possui grande relevância estratégica. Além de sua localização no Ártico, especialistas apontam que a ilha abriga vastas reservas inexploradas de minerais e petróleo, despertando o interesse de grandes potências globais.
Durante um discurso no Congresso americano, Trump insistiu que a aquisição da Groenlândia fortaleceria a segurança internacional e fez promessas exageradas sobre o futuro do território. "Vamos prepará-los para a riqueza e levá-los a níveis nunca imaginados", declarou o republicano, ignorando completamente a soberania da ilha.
A declaração de Trump ocorre em um momento crítico para a Groenlândia, que se prepara para eleições legislativas no dia 11 de março. Para evitar interferências externas, o Parlamento groenlandês aprovou uma legislação proibindo partidos políticos de receberem doações anônimas ou estrangeiras.
Com informações do UOL
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.