2076 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo russo ironizou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, após sua visita à Casa Branca, onde enfrentou um embate tenso com Donald Trump e saiu sem um acordo estratégico com os EUA. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Zelensky "não parece muito bem visualmente", insinuando um desgaste físico e político do líder ucraniano.
A declaração foi feita em entrevista à emissora Rossiya 1, um dia após Zelensky ter cobrado dos EUA um posicionamento mais firme diante da guerra contra a Rússia. O encontro com Trump e o vice-presidente J.D. Vance acabou sendo marcado por trocas de acusações, com o ex-presidente norte-americano dizendo que Zelensky "brinca com a Terceira Guerra Mundial" e não demonstra gratidão pelo apoio militar dos EUA.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou a viagem de "fracasso diplomático e político" para Kiev, argumentando que Zelensky teria agido de forma "grosseira e irresponsável". Já figuras como o ex-presidente russo Dmitry Medvedev sugeriram que Washington interrompa de vez a ajuda militar à Ucrânia.
Além do desgaste diplomático, Zelensky foi alvo de críticas por sua vestimenta informal durante o encontro, algo que já gerou polêmica em outras reuniões com líderes globais.
A recepção hostil a Zelensky nos EUA levanta dúvidas sobre o futuro do apoio militar norte-americano à Ucrânia. Enquanto isso, líderes europeus, como o chanceler alemão Olaf Scholz e a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, reafirmaram seu compromisso com Kiev e defenderam uma paz baseada na soberania ucraniana.
Com informações do The Washington Post
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.