995 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente russo, Vladimir Putin, criticou duramente os líderes europeus por sua falta de autonomia e subserviência aos Estados Unidos. Em entrevista ao canal "Russia-1", Putin afirmou que os políticos da União Europeia seguem obedientemente as ordens de Washington, mesmo quando tentam demonstrar resistência. O líder russo destacou que, no passado, a Europa teve figuras políticas mais independentes, como os ex-presidentes franceses Charles de Gaulle e Jacques Chirac, além dos ex-chanceleres alemães Willy Brandt e Helmut Kohl. No entanto, segundo Putin, os atuais governantes europeus são figuras fracas, sem capacidade de decisão própria.
Ele também criticou a postura dos líderes europeus diante da disputa eleitoral nos Estados Unidos. Segundo Putin, mesmo aqueles que inicialmente se opuseram a Donald Trump acabaram se submetendo às políticas de Washington. O presidente russo previu que, caso Trump volte ao poder, a União Europeia se alinhará rapidamente às suas decisões, assim como fez anteriormente. "Vocês verão que, em breve, todos eles estarão aos pés do mestre, abanando o rabo obedientemente", declarou, em tom irônico.
Outro ponto abordado por Putin foi o debate na Alemanha sobre a possível proibição do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD). Para ele, essa é uma tentativa fracassada das elites europeias de controlar o cenário político sem apresentar propostas concretas. Ele argumentou que, ao invés de recorrer a proibições, os governantes deveriam focar em políticas mais eficazes e atraentes para a população.
O líder russo também comentou sobre a memória histórica da Alemanha, defendendo que os alemães de hoje não podem ser responsabilizados pelos crimes cometidos durante o nazismo. Para ele, embora seja importante preservar a memória dos fatos históricos, culpar as gerações atuais por acontecimentos do passado é injusto.
Especialistas apontam que a União Europeia tem capacidade para enfrentar os EUA em disputas comerciais, mas a falta de unidade entre seus 27 países dificulta uma resposta eficaz. Além disso, a dependência europeia da proteção militar americana limita a possibilidade de um enfrentamento direto. As declarações de Putin reforçam as tensões geopolíticas e evidenciam a fragilidade da autonomia europeia diante dos interesses dos Estados Unidos.
Com informações do site Guancha
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.