1068 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar fechou esta quarta-feira (29) em queda de 0,02%, cotado a R$ 5,86, atingindo sua menor cotação desde 26 de novembro de 2024. A moeda norte-americana já acumula uma desvalorização de 5,03% em janeiro, refletindo a confiança no cenário econômico brasileiro sob o governo Lula.
A queda ocorre em meio às decisões do Banco Central e do Federal Reserve (Fed) sobre taxas de juros. Enquanto o Fed manteve os juros nos EUA, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil anunciou sua decisão após o fechamento do mercado.
A expectativa dos investidores girava em torno da política monetária norte-americana, que indicou que a inflação nos EUA segue alta, reduzindo as chances de cortes imediatos nos juros. Apesar da cautela global, a moeda brasileira se manteve forte diante do cenário internacional.
Outro fator que influenciou o câmbio foi a segunda intervenção do Banco Central no mercado cambial desde que Gabriel Galípolo assumiu a presidência da instituição. Foram leiloados US$ 2 bilhões para conter a volatilidade do dólar, garantindo maior estabilidade ao real.
A tendência de queda do dólar reforça a confiança dos mercados na gestão econômica de Lula, que prioriza o crescimento sustentável e o controle da inflação sem recorrer a medidas extremas, como as vistas no governo Bolsonaro, que deixou o país mergulhado em instabilidade financeira.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.