570 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Elon Musk voltou a gerar controvérsias neste sábado (25) ao participar, por vídeo, de um evento de campanha do partido de extrema-direita alemão AfD (Alternative für Deutschland), em Halle, no leste da Alemanha. Durante sua fala, Musk defendeu a preservação da cultura e dos valores alemães, enquanto criticou o multiculturalismo e minimizou a culpa histórica relacionada ao passado nazista do país.
"É bom ter orgulho da cultura alemã, dos valores alemães, e não perder isso em algum tipo de multiculturalismo que dilui tudo", declarou Musk. Ele também afirmou que “as crianças não devem ser culpadas pelos pecados de seus pais, muito menos de seus bisavós", sugerindo que é necessário superar a constante rememoração da história nazista da Alemanha.
A aparição ocorre em meio a polêmicas recentes envolvendo Musk, incluindo acusações de que ele teria feito um gesto semelhante à saudação nazista durante a posse de Donald Trump nos Estados Unidos. O gesto gerou críticas globais, mas Musk evitou comentar diretamente o episódio neste evento.
No evento, Musk manifestou apoio direto ao partido de extrema-direita, descrevendo-o como "a melhor esperança para a Alemanha". A líder do AfD, Alice Weidel, agradeceu o apoio e declarou que o partido está comprometido em “tornar a Alemanha grande novamente”, em referência ao slogan republicano nos EUA.
Enquanto Musk reforçava críticas ao chanceler Olaf Scholz e ao governo alemão, milhares de pessoas tomavam as ruas em Berlim e Colônia em protestos contra o avanço da extrema-direita. Segundo estimativas, cerca de 100 mil manifestantes se reuniram no Portão de Brandemburgo, carregando cartazes e guarda-chuvas coloridos.
A participação de Musk em eventos ligados à extrema-direita alemã levantou preocupações sobre sua crescente influência política, especialmente nas plataformas digitais. Recentemente, ele entrevistou Alice Weidel em sua rede social X, o que foi interpretado como uma interferência direta nas eleições alemãs. Autoridades e organizações de direitos humanos expressaram preocupação com os impactos dessa aliança na democracia europeia.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.