420 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal (PF) revelou uma conexão entre a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para dificultar o direito ao voto de eleitores no Nordeste durante o segundo turno das eleições de 2022 e o plano golpista supostamente articulado por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, conforme informações do colunista Aguirre Talento, do UOL.
A relação foi detalhada no relatório final do inquérito que indiciou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, além de outros envolvidos. O documento foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro e encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para análise junto com as investigações do plano de golpe.
De acordo com o relatório, além de descrever atos ilícitos cometidos pela cúpula da PRF, foram apontadas pressões de Anderson Torres para que a PF intensificasse o policiamento no dia do segundo turno, com foco especial na Bahia, estado onde Lula (PT) registrava uma das maiores intenções de voto.
A investigação foi conduzida separadamente do inquérito principal sobre o plano de golpe discutido por Bolsonaro após sua derrota nas eleições, mas a PF acredita que esse grupo pode ser mais um núcleo criminoso dentro do plano de alterar o resultado das eleições presidenciais de forma ilícita.
As pressões para que PRF e PF atuassem de maneira ilegal ocorreram nas semanas anteriores ao segundo turno, concentrando-se em Anderson Torres. Durante esse mesmo período, outras ações relacionadas ao plano golpista também estavam em andamento, como os ataques ao sistema eleitoral.
Segundo a PF, “houve uma atuação orquestrada deliberada pelo ministro da Justiça, empregando recursos materiais e humanos do Ministério da Justiça, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal como força armada para criar óbices e intimidação aos eleitores do Nordeste, com a finalidade de alterar o resultado das eleições presidenciais de 2022 e favorecer a manutenção na Presidência da República de Jair Messias Bolsonaro”.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.