350 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (20) que espera julgar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe ainda em 2025. Segundo ele, a medida evitaria "tumultos" nas eleições presidenciais de 2026. Em entrevista ao Brasil Confidencial, Mendes destacou que o julgamento não deve demorar, e que denúncias contra novos acusados podem ser apresentadas de forma fatiada.
Gilmar elogiou o relatório da Polícia Federal sobre a tentativa de golpe, classificando a investigação como “extremamente bem-feita”. Ele se disse particularmente impressionado com o vídeo da reunião ministerial de 5 de julho de 2022, onde Bolsonaro e seus ministros discutiram abertamente formas de constranger o STF. “Foi chocante ver altas figuras da República debatendo isso abertamente”, afirmou.
Outro ponto que chamou atenção do ministro foi a revelação de planos para assassinar o ministro Alexandre de Moraes. Mendes considera esse episódio um marco negativo da primeira grande crise envolvendo militares pós-redemocratização. Ele defendeu que membros das Forças Armadas e da Polícia Militar só ocupem cargos civis se estiverem na reserva, mencionando Eduardo Pazuello como um exemplo de má gestão durante a pandemia de Covid-19. “Foi um grande desastre”, afirmou.
Sobre a decisão de Moraes de não liberar o passaporte de Bolsonaro para que o ex-presidente viajasse para a posse de Donald Trump, Mendes avaliou que a escolha foi prudente diante do momento delicado. “Estamos às vésperas de uma possível denúncia, e o ministro preferiu não correr riscos”, explicou.
A análise do relatório pela Procuradoria-Geral da República (PGR) está em curso, e o procurador-geral, Paulo Gonet, decidirá os próximos passos, que incluem denúncia, arquivamento ou a solicitação de mais investigações.
Com informações do Braasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.