Carne contaminada em enchente gerou lucro de 1.000% em esquema no Rio

Portal Plantão Brasil
22/1/2025 16:14

Carne contaminada em enchente gerou lucro de 1.000% em esquema no Rio

0 0 0 0

401 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Carne Fraca, que apura um esquema envolvendo uma empresa de Três Rios, no sul fluminense, suspeita de revender carne bovina imprópria para o consumo humano. A carne, adquirida após as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, teria sido inicialmente destinada à produção de ração animal, mas foi desviada para consumo humano, gerando lucros superiores a 1.000%.

As investigações apontam que a empresa comprou 800 toneladas de carne submersa nas enchentes que devastaram Porto Alegre em maio de 2024. Durante a operação, a Delegacia do Consumidor (Decon) prendeu um representante da empresa em flagrante, encontrando as peças de carne armazenadas em câmaras frias na sede da companhia. A polícia não revelou a identidade do preso, nem informações sobre sua defesa.

A gravidade do esquema atinge proporções nacionais, com consumidores em todo o Brasil potencialmente expostos a alimentos contaminados. Os envolvidos podem ser responsabilizados por associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos, crimes que têm penas severas previstas em lei.

As enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul causaram prejuízos gigantescos, afetando 364 municípios, com mais de 180 mortes e a destruição de toneladas de alimentos. A carne revendida pela empresa estava entre os itens contaminados, colocando em risco a saúde pública devido aos altos níveis de contaminação.

Especialistas alertam que práticas desse tipo revelam lacunas no sistema de fiscalização alimentar e ameaçam a segurança dos consumidores. “A revenda de carne nessas condições é inaceitável e coloca em risco a vida de milhares de pessoas. Estamos empenhados em desarticular o esquema e evitar novos casos”, destacou um dos investigadores.

A operação busca interromper a comercialização de alimentos impróprios e reforça a necessidade de maior rigor no controle e na fiscalização para garantir a segurança alimentar no país.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians