175 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por sua postura em relação ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Durante um evento no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (22), Lula afirmou que Zema deveria agradecer pelos benefícios concedidos ao estado, ao invés de criticar o governo federal.
“Para falar a palavra ‘obrigado’ tem que ter grandeza, caráter, humildade. Esse acordo beneficia diretamente Minas Gerais e outros estados endividados, mas, em vez de reconhecimento, recebo críticas desnecessárias”, afirmou Lula. O presidente destacou que o Propag segue uma lógica republicana, oferecendo condições para resolver problemas históricos dos estados sem vetar obras ou parcerias.
O chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), também reforçou as críticas à postura de Zema, chamando-a de “ingrata e demagógica”. Costa explicou que os vetos de Lula ao programa foram necessários para garantir responsabilidade fiscal, evitando que a União assumisse dívidas contraídas por estados com bancos internacionais. “Estranhamente, o governador reclamou de vetos que, na verdade, priorizam a educação e permitem o investimento em áreas essenciais no estado”, argumentou Costa.
O Propag, que reestrutura dívidas estaduais superiores a R$ 765 bilhões, oferece descontos em juros e prazos de até 30 anos para pagamento, beneficiando estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Apesar disso, governadores têm criticado os vetos, alegando que eles limitam vantagens. Para o governo federal, essas reações desviam a atenção de problemas estruturais que os próprios estados devem enfrentar.
Lula reafirmou o compromisso com o desenvolvimento equilibrado entre os estados e o respeito ao pacto federativo. “O objetivo do Propag é beneficiar a população, e não alimentar disputas políticas. Vou relevar essas críticas porque o papel do presidente da República é focar nos resultados positivos para o país”, concluiu.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.