316 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, primo dos filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele é acusado de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, segundo informações do G1.
A denúncia inclui acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, ocorridos durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Na ocasião, Léo Índio participou da invasão e destruição dos prédios dos Três Poderes, como o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele chegou a publicar uma foto nas redes sociais próximo ao STF, afirmando que “patriotas não cometem vandalismo”.
De acordo com o documento da PGR, Léo Índio "destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, utilizando-se de violência, ameaça e substâncias inflamáveis, gerando prejuízo considerável para o país". O episódio ficou marcado pela tentativa de golpistas de anular o resultado das eleições de 2022.
Agora, o Supremo Tribunal Federal decidirá se aceita ou rejeita a denúncia. Caso o processo seja aceito, Léo Índio se tornará réu em uma ação penal, com a abertura de coleta de provas e depoimentos. Ao final, o STF decidirá pela condenação ou absolvição do primo de Jair Bolsonaro.
Leonardo Rodrigues é filho de Rosemeire Nantes Braga Rodrigues, irmã de Rogéria Nantes, ex-esposa de Bolsonaro e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro. Ele ganhou destaque ao se mudar para Brasília em 2019, dividindo anteriormente um imóvel no Rio de Janeiro com Carlos Bolsonaro.
Se condenado, o envolvimento direto de Léo Índio em atos contra a democracia reforçará a gravidade das ações promovidas por aliados próximos do ex-presidente e suas consequências legais.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.