607 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, criticou duramente Jair Bolsonaro após a decisão da Justiça que proibiu o ex-presidente de deixar o Brasil. Bolsonaro, que planejava participar da posse de Donald Trump nos Estados Unidos, reagiu publicamente à medida, alegando ser vítima de perseguição política. Em suas redes sociais, Gleisi rebateu as declarações e reforçou que as investigações contra o ex-mandatário são prova da normalidade democrática do país.
“A maior evidência de que o Brasil vive na normalidade democrática é sua proibição de conspirar e sair do país, Bolsonaro, e não o contrário, outra de suas mentiras", escreveu Gleisi. Ela destacou que as investigações que envolvem Bolsonaro, incluindo falsificação de dados de vacinação e tentativa de golpe de Estado em 2022, seguem o devido processo legal, garantindo o direito à defesa.
A presidenta do PT também alfinetou Bolsonaro e sua família, chamando a relação com Donald Trump de subserviente. “Vocês foram humilhados pelo seu ídolo Trump e nem assim tomam vergonha. Parem com esse chororô, você e sua parentada que lambe botas para um presidente estrangeiro”, afirmou.
A decisão judicial de proibir a saída de Bolsonaro do país visa evitar sua fuga e proteger o andamento das investigações. O ex-presidente já havia passado três meses nos Estados Unidos após o término de seu mandato, alegando estar em “descanso”. Agora, sob indiciamento em múltiplos processos, Bolsonaro enfrenta um cenário jurídico delicado.
A maior evidência de que o Brasil vive na normalidade democrática é sua proibição de conspirar e sair do país, Bolsonaro, e não o contrário, outra de suas mentiras. Você está sendo investigado e foi indiciado por seus crimes no devido processo legal, com pleno direito à defesa e…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 21, 2025