440 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O TikTok removeu nesta terça-feira (21) um vídeo manipulado que atribuía ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarações falsas sobre uma suposta “taxação de pobres”. A remoção ocorreu após notificação da Advocacia-Geral da União (AGU), que identificou o uso de inteligência artificial para criar um conteúdo fraudulento e enganar a audiência. O vídeo também insinuava anuência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à suposta medida.
Na notificação enviada à plataforma na noite de segunda-feira (20), a AGU destacou que o vídeo apresentava alterações perceptíveis na movimentação labial e no timbre de voz, características típicas de manipulações com IA generativa. Além disso, a ação argumentou que o conteúdo violava o direito constitucional à informação e extrapolava os limites da liberdade de expressão, infringindo também os "Termos de Uso" do TikTok, que proíbem desinformação e manipulação de conteúdos.
Outro ponto destacado foi a reincidência do caso. O vídeo já havia sido removido anteriormente, mas foi repostado pelo mesmo usuário. A AGU solicitou que, caso a remoção não fosse possível, o vídeo fosse identificado com a marcação: “O vídeo foi gerado por inteligência artificial – conteúdo alterado ou sintético”.
Fernando Haddad tem sido alvo recorrente de campanhas de desinformação. Recentemente, ele acionou a Polícia Federal para investigar o vazamento de seu CPF, que foi compartilhado em grupos de WhatsApp com insinuações maliciosas sobre o uso indevido do dado. Essas ações fazem parte de uma estratégia coordenada para minar a credibilidade do ministro e do governo federal.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.