332 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, reafirmou nesta terça-feira (21) o compromisso de defender a soberania e a independência do país em resposta aos primeiros decretos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar do tom firme, Sheinbaum também destacou que buscará diálogo com o governo norte-americano, especialmente diante das medidas anunciadas por Trump para endurecer políticas de imigração.
Sheinbaum declarou que seu governo adotará uma abordagem "humanitária" para lidar com questões migratórias, enquanto se comprometeu a repatriar migrantes estrangeiros de forma ordenada para seus países de origem. “Estamos comprometidos com uma política que respeite os direitos humanos e proteja a soberania mexicana, sem abrir mão da cooperação internacional”, afirmou a mandatária.
Entre os decretos emitidos por Trump em seu primeiro dia no cargo, destaca-se a designação de cartéis de drogas mexicanos como organizações terroristas e a possibilidade de implementação de tarifas sobre exportações mexicanas e canadenses, com início previsto para fevereiro. Sheinbaum reconheceu que essas medidas refletem a postura que Trump adotou em seu primeiro mandato, mas reiterou o compromisso do México em revisar os termos comerciais com os EUA em 2026, garantindo que os interesses mexicanos sejam preservados.
Trump também declarou emergência nacional na fronteira sul, visando intensificar o combate à imigração ilegal. Em resposta, Sheinbaum reafirmou a disposição de seu governo em coordenar esforços de segurança com os EUA, mas enfatizou que não aceitará ações que comprometam a dignidade ou a autonomia do México.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.