O bilionário Elon Musk, nomeado Secretário de Eficiência Governamental pelo presidente Donald Trump, gerou revolta mundial ao realizar um gesto associado ao nazismo durante a cerimônia de posse nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20). Musk estendeu o braço direito com a palma virada para baixo, ação que remete à saudação usada por Adolf Hitler e seus apoiadores.
Elon Musk gave two back to back Nazi salutes at the Trump inauguration parade pic.twitter.com/0ImFnvk6hI
O gesto foi repetido por Steve Bannon, estrategista de extrema direita e ex-assessor de Trump, durante um evento com membros do partido alemão AfD, conhecido por suas ligações com grupos neonazistas. A ação ocorreu durante um almoço no domingo (19), no qual Bannon exaltou o deputado brasileiro Eduardo Bolsonaro.
Steve Bannon fala sobre Eduardo Bolsonaro, mas antes diz que primeiro retomarão a Alemanha, fazendo saudação nazista. Nada pode ser mais explícito!
Organizações judaicas, como o Instituto Brasil-Israel, manifestaram preocupação com os atos. Em nota, a entidade destacou que, apesar de Musk declarar apoio ao premiê israelense Benjamin Netanyahu, suas conexões com partidos de extrema direita como o AfD e críticas à Liga Antidifamação (ADL) geram receios sobre suas reais intenções.
Musk também vem fortalecendo alianças com líderes ultraconservadores em diversas partes do mundo. Recentemente, ele participou de uma live com Alice Weidel, candidata do AfD ao cargo de chanceler na Alemanha, afirmando que “apenas o AfD pode salvar o país”.
Os gestos e as alianças causaram indignação global, reacendendo alertas sobre o crescimento da extrema direita e a normalização de comportamentos que remetem ao período mais sombrio da história moderna.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.