México anuncia medidas para proteger migrantes após ameaças de Trump

Portal Plantão Brasil
20/1/2025 20:04

México anuncia medidas para proteger migrantes após ameaças de Trump

0 0 0 0

349 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A presidenta mexicana, Claudia Sheinbaum, garantiu que os migrantes "não estão sozinhos" e reforçou o compromisso do México com a proteção de seus cidadãos no exterior. Em mensagem nas redes sociais, Sheinbaum destacou que o país possui a maior rede consular dos EUA, com 53 consulados e mais de 2 mil funcionários preparados para orientar e defender os direitos humanos de todos os mexicanos, independentemente de seu status migratório.

Entre as medidas anunciadas, o ministro das Relações Exteriores do México, Juan Ramón de la Fuente, apresentou iniciativas como o Centro de Informação e Assistência ao Povo Mexicano (CIAM), que opera 24 horas por dia, e o ConsulApp, aplicativo com um "botão de alerta" que permite que migrantes em risco de deportação enviem sinais para consulados, familiares e autoridades mexicanas.

Trump deixou claro em seu discurso de posse que sua prioridade será endurecer as políticas migratórias, prometendo decretos para declarar emergência nacional na fronteira e deportar "milhões de criminosos estrangeiros". Apesar do tom agressivo, o governo mexicano busca manter o diálogo com os EUA. Claudia Sheinbaum afirmou que buscará negociações formais para tratar de questões comerciais, de segurança e migração, apostando em uma relação diplomática baseada no respeito mútuo.

Com informações do Brasil de Fato

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians