574 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Neste sábado (18), a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, usou as redes sociais para ironizar a dependência política da família Bolsonaro em relação aos Estados Unidos. Em sua publicação, Gleisi sugeriu que Jair Bolsonaro e seus aliados solicitem cidadania americana a Donald Trump, presidente eleito dos EUA, diante das repetidas tentativas de apelar ao governo estadunidense para resolver problemas jurídicos e políticos.
"Os Bolsonaros, que tanto idolatram Donald Trump, deviam pedir logo a ele que lhes conceda a cidadania estadunidense e deixar em paz o povo brasileiro. Talvez seja mais útil do que pedir ao chefão que interfira na Justiça e na política do Brasil como andam fazendo, para tentar livrá-los da cadeia", escreveu Gleisi.
A fala é uma resposta às recentes movimentações de bolsonaristas, incluindo Eduardo Bolsonaro, que alegou que um projeto de lei nos EUA poderia até retirar o visto do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Segundo a petista, as ações refletem a subserviência histórica da direita brasileira a interesses estrangeiros.
Crítica à tentativa de obstrução de justiça
A deputada também comentou a polêmica envolvendo Jorginho Mello, governador de Santa Catarina, que afirmou que Jair Bolsonaro e Valdemar Costa Neto têm "conversado muito". A declaração contraria a proibição de comunicação entre os dois, determinada pelo STF, como parte da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022. Gleisi destacou que Mello será ouvido pela Polícia Federal.
"O seu amigo governador Jorginho Mello vai ter de explicar aqui mesmo, no Brasil, que história é essa do inelegível estar desobedecendo a proibição de conversar com o presidente do PL. O nome disso é obstrução de Justiça, em qualquer lugar do mundo, tá? Se cuidem...", finalizou.
Veja:
Os Bolsonaros, que tanto idolatram Donald Trump, deviam pedir logo a ele que lhes conceda a cidadania estadunidense e deixar em paz o povo brasileiro. Talvez seja mais útil do que pedir ao chefão que interfira na Justiça e na política do Brasil como andam fazendo, para tentar…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) January 18, 2025