Relatório Oxfam expõe disparada na riqueza dos bilionários em 2024 e expõe desigualdade

Portal Plantão Brasil
20/1/2025 15:47

Relatório Oxfam expõe disparada na riqueza dos bilionários em 2024 e expõe desigualdade

0 0 0 0

210 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A concentração de riqueza no mundo atingiu níveis alarmantes em 2024, superando os recordes da pandemia, segundo relatório da Oxfam. Em um único ano, mais de 200 novos bilionários surgiram, e suas fortunas cresceram três vezes mais rápido que no ano anterior. Enquanto isso, o número de pessoas vivendo na pobreza praticamente não mudou desde 1990, conforme dados do Banco Mundial.

O relatório destaca que a riqueza dos bilionários é amplamente acumulada por meios questionáveis, como herança, monopólios e corrupção. Entre os exemplos citados estão Jeff Bezos, Elon Musk e Warren Buffett. A Oxfam alerta que, se as tendências continuarem, o mundo poderá ter cinco trilionários em uma década.

A organização também aponta que os super-ricos não apenas acumulam riqueza, mas também ampliam sua influência política. Elon Musk, por exemplo, foi acusado de gastar bilhões para apoiar a eleição de Donald Trump nos EUA e influenciar pleitos em outros países, como a Alemanha, em favor de figuras de extrema direita.

Impactos ambientais e desigualdade social

Outro ponto de preocupação é o impacto ambiental causado pelos investimentos dos bilionários. Os 125 mais ricos do planeta são responsáveis pela emissão de cerca de 3 milhões de toneladas de carbono anualmente, enquanto o 1% mais rico do mundo esgota, em apenas 10 dias, a cota de emissões de carbono para 2025 que seria justa para um ano inteiro.

A desigualdade na distribuição de riqueza também é alarmante. Apesar do aumento do Produto Interno Bruto (PIB) global, os 10% mais ricos concentram 45% de toda a riqueza. Essa dinâmica é sustentada por práticas tributárias regressivas e sistemas financeiros globais que favorecem as nações mais ricas.

Caminhos para a redução da desigualdade

A Oxfam destaca a importância de reverter as tendências negativas observadas em 161 países, onde quatro em cada cinco reduziram investimentos em educação, saúde e proteção social desde 2022. Além disso, nove em cada dez países regrediram em direitos trabalhistas, aprofundando a crise de desigualdade.

A organização conclui que o crescimento asiático, especialmente na China, foi um dos poucos fatores que mitigaram o aumento da pobreza global. No entanto, para combater efetivamente a concentração de riqueza, são necessárias ações coordenadas, como tributação progressiva, redução da dívida externa e promoção de direitos trabalhistas.

Baixe o documento da organização aqui:
Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians