573 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo de Donald Trump, prestes a ser empossado, pretende iniciar na próxima semana uma operação massiva de deportação de imigrantes ilegais em Chicago, Illinois, com o envio de cerca de 150 agentes do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE). A ação marca o começo de uma política que já gerou ampla preocupação internacional, devido às implicações econômicas e sociais.
Especialistas alertam para os impactos profundos de uma deportação em massa. Segundo o Instituto de Economia Internacional Peterson, a remoção de milhões de trabalhadores pode reduzir o PIB dos EUA em até 7,4% e gerar a perda de 7% dos empregos até 2028. O custo econômico total pode chegar a US$ 1,7 trilhão (R$ 10,27 trilhões), com setores como agricultura e construção sendo os mais afetados.
A operação também gerou indignação de senadores democratas, organizações de direitos humanos e países vizinhos. Recentemente, Brasil e nove outros países emitiram uma declaração conjunta criticando as promessas de deportação como incompatíveis com os direitos humanos e o direito internacional.
A promessa de Trump de intensificar as deportações, utilizada como bandeira eleitoral, é considerada por críticos como um instrumento político para fortalecer sua base de apoio. No entanto, especialistas apontam que a medida pode desestabilizar ainda mais as relações internacionais e criar divisões sociais internas profundas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.