836 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) divulgou neste sábado (18) um vídeo esclarecendo que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nunca defendeu a taxação do Pix. A parlamentar utilizou um formato semelhante ao de uma publicação polêmica do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que propagou desinformação sobre o tema.
“Estão mentindo para você”, afirmou Hilton no início do vídeo. Ela destacou que a proposta do governo federal era direcionada ao combate à lavagem de dinheiro e movimentações financeiras suspeitas acima de R$ 5 mil, com foco em grandes operações criminosas. “Muito pelo contrário, quem sempre defendeu taxar o Pix foi o ex-ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes”, rebateu.
Hilton criticou a postura da extrema-direita, acusando-a de usar a população carente como instrumento político para espalhar desinformação e atacar o governo Lula. “Eles distorcem fatos e tentam esconder quem realmente foi prejudicial aos mais pobres”, acrescentou.
Enquanto Nikolas Ferreira usou seu vídeo para distorcer informações e alarmar a população, Hilton reforçou que as mudanças propostas pelo governo visavam aprimorar o combate a irregularidades financeiras sem impactar os usuários comuns do Pix.