932 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Jair Bolsonaro (PL) insinuou neste sábado (18) que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, poderia ajudá-lo a reverter sua inelegibilidade política no Brasil. Trump assume o cargo na próxima segunda-feira (20).
"Com toda certeza, se ele me convidou [para a posse], ele tem a certeza de que pode colaborar com a democracia do Brasil, afastando inelegibilidades políticas, como as duas minhas que tive", afirmou Bolsonaro, em declarações que reforçam sua busca por apoio externo, enquanto enfrenta processos judiciais e acusações de golpe.
A fala ocorre em um contexto de isolamento crescente do ex-presidente, que teve seu passaporte retido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial integra o inquérito que apura o envolvimento de Bolsonaro em planos de subversão à ordem democrática, incluindo o planejamento de um golpe de Estado.
Sem detalhar como Trump poderia intervir, Bolsonaro limitou-se a especular que a liderança do republicano causaria impacto global. "Só a presença dele, o que ele quer, as ações. Não vai permitir certas pessoas pelo mundo, perseguindo opositores. […] Não vou dar palpite, nem sugestão, ele sabe o que está acontecendo", declarou, sem fundamentos concretos.
Michelle Bolsonaro, acompanhada de Eduardo Bolsonaro, irá à cerimônia de posse em nome do ex-presidente, reforçando o alinhamento da família com setores da extrema-direita global. Bolsonaro, por sua vez, continua sendo investigado e politicamente fragilizado no Brasil, acumulando acusações e perdendo influência.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.