362 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em um comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira (17), os chefes de diplomacia de dez países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, manifestaram "grave preocupação" com a promessa de deportações em massa feita pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O republicano assumirá a presidência na próxima segunda-feira (20) e já anunciou a intenção de realizar a maior operação de deportação da história americana.
O documento, divulgado pela Chancelaria do México, ressalta a necessidade de abordar a migração com um enfoque humanista, em consonância com o direito internacional e os direitos humanos. "São motivo de grave preocupação os anúncios de deportação em massa, sobretudo por sua incompatibilidade com os princípios fundamentais dos direitos humanos e por não abordarem de modo eficaz as causas estruturais desse processo", afirma o texto.
Os países signatários destacaram que todas as pessoas, independentemente de sua condição migratória, possuem direitos fundamentais e inalienáveis que os Estados devem respeitar e proteger. Além disso, o comunicado pede uma abordagem conjunta para tratar a questão migratória, priorizando soluções que respeitem a dignidade humana e as normas internacionais.
A declaração ocorre em um contexto de incertezas sobre o impacto das políticas de imigração da nova administração Trump, que prometeu endurecer drasticamente as regras para imigrantes. A postura do Brasil e dos demais países reflete a preocupação com as possíveis consequências humanitárias e econômicas da medida.
Com informações da AFP
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.