Brics ganha oito novos parceiros sob presidência do Brasil

Portal Plantão Brasil
17/1/2025 16:09

Brics ganha oito novos parceiros sob presidência do Brasil

0 0 0 0

321 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Palácio do Planalto anunciou, nesta sexta-feira (17), que oito nações passaram a integrar o Brics como ‘países parceiros’. Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Uzbequistão formalizaram a adesão em 1º de janeiro, marcando a estreia de uma nova modalidade de parceria criada durante a Cúpula de Kazan, realizada na Rússia em outubro de 2024.

Segundo o comunicado, a adesão desses países reforça o crescimento e a influência do Brics, que já recebeu mais de 30 manifestações de interesse de outras nações para se juntarem ao grupo, seja como membros plenos ou parceiros.

O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China em 2006, passou a contar com a África do Sul em 2011 e, desde 2024, ampliou sua abrangência com novos integrantes e parcerias. A presidência rotativa do bloco foi assumida pelo Brasil no primeiro dia de 2025, marcando um novo capítulo de protagonismo brasileiro na arena internacional.

A expansão do Brics demonstra a crescente relevância do grupo como um bloco estratégico para fomentar a cooperação econômica, política e social entre países em desenvolvimento e emergentes, além de contrabalançar a hegemonia de blocos tradicionais.

Com as novas adesões e a presidência brasileira, o Brics caminha para se consolidar como uma plataforma de diálogo global que reflete os interesses de economias diversas e promissoras.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians