669 visitas - Fonte: PantãoBrasil
Deputados federais bolsonaristas que irão à posse de Donald Trump, nos Estados Unidos, planejam solicitar ao presidente eleito ou à sua equipe a suspensão do visto do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e de seus familiares. A iniciativa seria uma retaliação à decisão de Moraes de negar a Jair Bolsonaro (PL) autorização para viajar e acompanhar a cerimônia de posse, devido à apreensão de seu passaporte.
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é o principal articulador da comitiva de 20 parlamentares que inclui nomes como Bia Kicis (PL-DF), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Gustavo Gayer (PL-GO). Eduardo, que tem estreitas relações com Trump, afirmou anteriormente que a posse do republicano poderia facilitar a aprovação de um projeto no Congresso dos EUA que restringiria a entrada de autoridades acusadas de violar a liberdade de expressão.
Em sua decisão, Moraes argumentou que não houve mudança nos fatores que levaram à apreensão do passaporte de Bolsonaro em 2024. A medida foi tomada durante uma investigação da Polícia Federal sobre um plano golpista para mantê-lo no poder. O ex-presidente e outros 39 aliados foram indiciados por tentativa de golpe e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Bolsonaro está proibido de deixar o Brasil devido ao risco de fuga para evitar responsabilizações legais. Moraes destacou que o ex-presidente continua demonstrando sinais de intenção de se esquivar das investigações e de suas possíveis consequências jurídicas.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.