318 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal André Janones (Avante-MG) protocolou na Câmara um pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O objetivo é investigar a disseminação de informações falsas feitas por Nikolas sobre a suposta taxação do Pix pelo governo Lula, acusação já desmentida pelo Palácio do Planalto e pela Receita Federal.
No vídeo, que viralizou nas redes sociais, Nikolas Ferreira insinua que o governo Lula estaria planejando taxar as transações feitas via Pix. Contudo, a portaria da Receita Federal, mencionada de forma distorcida pelo parlamentar, apenas ampliava o monitoramento de movimentações financeiras acima de R$ 5 mil – uma prática já aplicada por grandes bancos. A mentira gerou confusão e pânico entre os usuários do sistema de pagamentos.
Janones, ao anunciar o pedido de CPI, acusou Nikolas de cometer crime contra a economia popular, previsto na Lei nº 1.521/1951, que pune práticas que prejudicam o equilíbrio econômico e financeiro da sociedade. Ele apontou que o vídeo de Nikolas foi estrategicamente roteirizado e possivelmente financiado pelo marqueteiro do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Queremos saber quem financiou esse crime e expor os responsáveis”, declarou Janones.
Além do pedido de CPI, Janones pediu apoio popular para pressionar outros parlamentares a assinarem o requerimento, que necessita de 171 adesões para ser aprovado. Ele também prometeu intensificar o enfrentamento político contra Nikolas e os responsáveis pela desinformação.
?? URGENTE! AGORA! Acabei de protocolar a BOMBA: CPI para investigar o Senhor Nikolas Ferreira e demais integrantes da quadrilha que atentou contra a economia popular ao disseminarem mentiras sobre o PIX. Com 171 Deputados assinando a CPI é instalada.
— André Janones (@AndreJanonesAdv) January 17, 2025
Se conseguirmos eu prometo… pic.twitter.com/0He8P12pgH
Estou entrando HOJE com ação judicial contra Nikolas Ferreira pelas Fake News que espalhou sobre o PIX. Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do Oficial de Justiça.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 15, 2025