203 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (16) que sua defesa apresentará recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a retenção de seu passaporte em 2024. O pedido será submetido ao plenário da Corte para revisão. Bolsonaro argumentou que casos semelhantes já tiveram decisões favoráveis: “Minha defesa vai recorrer. Eles vão argumentar que houve, no passado, a liberação de passaporte para viajar a pessoas condenadas.”
O ex-presidente também comparou sua situação à de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, dizendo que ambos enfrentaram perseguições políticas: “O que estou passando aqui é o mesmo que Trump passou lá nos Estados Unidos. Até atentado a homicídio ele sofreu lá e eu sofri aqui.”
A declaração foi feita pouco depois de Moraes negar o pedido de devolução do passaporte, impedindo Bolsonaro de viajar aos Estados Unidos para a posse de Trump. A decisão do ministro seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que também se manifestou contra a liberação do documento e a viagem.
Bolsonaro teve o passaporte retido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024, no âmbito das investigações sobre seu suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado. A defesa do ex-mandatário havia solicitado autorização para viajar entre 17 e 22 de janeiro de 2025, abrangendo a cerimônia de posse de Trump no dia 20.
Com a decisão, a viagem de Bolsonaro permanece vetada, e o processo segue para análise do plenário do STF. Enquanto isso, o ex-presidente mantém críticas ao tratamento que diz receber por parte das instituições brasileiras.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.