881 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) está sendo acusado de utilizar inteligência artificial (IA) em um vídeo sobre o Pix que viralizou nas redes sociais. De acordo com o professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, o parlamentar teria adotado uma estratégia similar à empregada por Elon Musk durante a campanha de Donald Trump nos Estados Unidos.
Segundo o professor, o vídeo apresenta imagens de supostas manifestações populares que, na realidade, nunca ocorreram. “O deputado trata de manifestações e protestos que nunca existiram”, afirmou João Cezar em vídeo publicado no X, antigo Twitter. “Nikolas está tentando importar a estratégia de Musk: fotos construídas com inteligência artificial”.
O acadêmico alerta que a estratégia busca normalizar a desinformação por meio da IA, com o objetivo de "produzir caos nas eleições de 2026". Para ele, esse tipo de manipulação compromete o debate democrático e pode ter implicações graves para o futuro político do país.
Vídeo gera ampla repercussão nas redes
O vídeo divulgado por Nikolas Ferreira teve grande alcance, levando o nome do deputado aos assuntos mais comentados no X e ao topo do Google Trends. A polêmica ganhou destaque em meio ao debate sobre a fiscalização de transações financeiras pela Receita Federal, regulamentada pela Instrução Normativa Nº 2219.
O PIX está unindo o povo. pic.twitter.com/3UEtvIgIot
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) January 14, 2025
Nikolas “Musk”: a máscara caiu.
— João Cezar de Castro Rocha (@joaocezar1965) January 14, 2025
O deputado usa a estratégia de naturalizar a desinformação por meio do emprego da Inteligência Artificial. As imagens desta sua postagem são todas produzidas com IA. O objetivo: naturalizar a falsidade para produzir caos nas eleições de 2026. pic.twitter.com/dfk4N0CUVY