161 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Exército Brasileiro vetou a realização de um evento organizado pelo grupo Conservador, programado para o dia 24 de janeiro no Clube dos Sargentos e Subtenentes do Exército, em Curitiba. O encontro, com palestras sobre política e ideais bolsonaristas, pretendia reunir apoiadores para impulsionar a criação de um partido autointitulado “o único genuinamente de direita do Brasil”.
Segundo o Comando Militar do Sul, a decisão baseou-se no estatuto do clube, que proíbe atividades político-partidárias em suas dependências. Embora seja uma associação privada, o clube ocupa um imóvel pertencente à União, sob contrato de arrendamento válido até março de 2025.
Organizadores prometem novo local
Levi de Andrade, advogado do evento e conhecido por defender envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, confirmou o veto, mas garantiu a realização do encontro. “Tudo está pronto. Apenas mudaremos o endereço”, afirmou.
O evento seria gratuito e contaria com figuras da extrema-direita, como José Carlos Bernardi, ex-comentarista da Jovem Pan e presidente do grupo Conservador. Outros nomes confirmados incluíam Marco Antônio Costa, também ex-comentarista da Jovem Pan, Paulo Souza, humorista do canal Hipócritas, e Romualdo Gama, presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná.
Histórico de polêmicas
José Carlos Bernardi, um dos palestrantes, já foi investigado pelo Ministério Público por declarações antissemitas e exonerado de cargo comissionado na Assembleia Legislativa de São Paulo em 2021. O grupo Conservador, por sua vez, defende pautas como oposição ao aborto, à “ideologia de gênero” e ao comunismo.
Decisão após questionamentos da imprensa
A proibição ocorreu após questionamentos do UOL ao Comando Militar do Sul sobre a realização do evento. Em comunicado oficial, o Exército reiterou que "atividades político-partidárias são proibidas nas dependências do clube”, reafirmando o compromisso com a neutralidade política em instalações sob sua administração.
Mesmo com o veto, Bernardi afirmou que a programação será mantida em outro local ainda a ser divulgado. “Tudo está sob controle”, assegurou.
Com informações. do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.