468 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O novo ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, assumiu nesta terça-feira (14) reafirmando a importância do PL 2630, conhecido como PL das Fake News. Palmeira anunciou que irá articular com o Congresso Nacional para acelerar a tramitação do projeto, parado há meses devido à oposição bolsonarista. “A verdade, por mais lenta que pareça, é o único antídoto contra a velocidade da mentira”, destacou.
A declaração do ministro ocorre em meio ao debate sobre a regulação das redes sociais, intensificado após a Meta anunciar mudanças que facilitam a disseminação de desinformação e discurso de ódio. Sidônio demonstrou preocupação e informou que medidas serão avaliadas junto à AGU para apresentar um posicionamento ao STF.
Outro tema abordado foi a circulação de notícias falsas sobre as novas regras de fiscalização do Pix, que viralizam nas redes sociais. O ministro classificou as fake news como “criminosas” e destacou que não há qualquer taxação. “Isso causa sérias consequências para quem tem seu pequeno comércio”, enfatizou.
Proposto em 2020, o PL das Fake News prevê medidas mais rígidas contra desinformação e discurso de ódio. No entanto, a proposta enfrenta resistência no Congresso, especialmente de parlamentares bolsonaristas. Apesar do Grupo de Trabalho criado por Arthur Lira em 2023, o projeto segue sem avanços.
O ministro também ressaltou o reconhecimento da ONU sobre o combate às fake news como uma questão de direitos humanos, reafirmando o compromisso do governo Lula com a transparência e a verdade, enquanto busca fortalecer a legislação para conter os prejuízos causados pela desinformação.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.